Atividades para fazer com seus alunos do Dia dos Pais

  • Post category:Educador+

Confira 10 atividades para fazer em sala de aula

Desenvolver homenagens para o dia dos pais com os seus alunos certamente é uma atividade muito esperada pelas crianças. É o momento de celebrarmos a importância da figura paterna em nossas vidas e promover o respeito e a união das famílias.

Colocamos aqui algumas inspirações para que você, Educador, consiga envolver seus alunos em criações inspiradoras:

1- Carta para o papai.

Essa é uma forma de fazer seus alunos praticarem as habilidades de escrita e ao mesmo tempo homenagear seus pais. Lembre seus alunos de usar título, saudação e assinatura na carta. Após finalizada, eles podem decorá-la com um belo desenho da família.

2- Construção de história em quadrinhos

Para as crianças menores, que ainda não foram alfabetizadas, que tal entregar a elas uma moldura com três quadros, semelhante a uma tirinha de história em quadrinhos? A criança pode desenhar uma pequena história sobre uma atividade que fazem juntos e que a criança adora.

3- Pipa com o papai

Seus alunos gostam muito de fazer atividades coloridas e criativas? Uma boa opção é construir, em sala de aula, uma pipa. Nela as crianças podem escrever seus sonhos e expectativas. A pipa pode ser entregue ao papai com um convite para que os dois brinquem juntos. A ideia da atividade é propiciar um momento de aproximação e compartilhamento de memórias.

4- Gravatinha do papai

Se é para emocionar o papai, vamos emocionar! Imagine uma dobradura de gravata e nela, a criança escreve todas as qualidades do seu papai. Para crianças menores, elas podem falar e você escreve para elas. Esse é um ótimo exercício para entender a influência tanto dos pais na construção de identidade dos filhos e o bom diálogo.

5- Cartão Saudação

Para criar o cartão de saudação é fácil! Entregue para cada criança um papel cartão com a cor de preferência e disponibilize tinta para que eles possam passar em uma das mãos. 

6- Seguindo os passos do papai…

Você vai precisar imprimir uma folha de papel cartão com a escrita: “Seguindo os passos do meu herói”, além disso irá providencie tinta para levar as crianças a carimbar os pés e calçados, formando um quadro único para cada pai.

7- Papai, você é meu sol!

Para essa atividade você precisará realizar a impressão em um papel com gramatura maior com a frase “papai, você é o meu sol!” e a imagem do sol. Disponibilize alguns elementos para que as crianças usem a criatividade na hora de decorar: tintas, lápis, recortes etc. Lembrando que podem ser usados outros desenhos como coração, mundo. 

8- Papai, meu herói!

As crianças amam super-heróis, então, a ideia aqui é que elas façam um desenho com tinta. Elas irão criar um super-herói usando a mãozinha para fazer o corpo. Para essa atividade você irá precisar de tintas e um papel cartão com a borda decorada. 

9- Certificado Super Pai

Qual pai não gostaria de ganhar um certificado de Super Pai? A ideia é imprimir um certificado para cada pai e a criança faça um carimbo com o dedo de tinta ou a sua própria assinatura. 

10- Cartão Criativo

Nossas crianças já nasceram na era digital, não é mesmo? Então que tal um modelo de cartão que seja muito criativo e ligado com a realidade dos pequenos, como esse?

É importante deixar a criança usar a sua criatividade e fazer uma cartinha que vai no interior deste envelope super atual.

Vale ressaltar que nem todas as famílias são iguais.

Independentemente da razão, nem todas as crianças possuem um papai. O que, muitas vezes, acaba gerando sentimentos negativos, como a frustração. É por isso que vocês, Educadores, precisam estar atentos e adequar as atividades a realidade da criança, promovendo o diálogo e respeitando a individualidade. 

O importante é não deixar a criança de fora da atividade. Identifique a situação e adeque a brincadeira da melhor forma para que a criança não se sinta inferiorizada ou excluída, por ter uma composição familiar diferente. 

Finalizamos por aqui, ressaltando que uma das intenções mais importantes dessa data, para nós, educadores, é a de incentivar a participação ativa dos responsáveis no desempenho escolar dos alunos. 

Gostou? Fique ligado, pois sempre teremos dicas por aqui. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.