Conheça os benefícios das metodologias ativas na sala de aula

  • Post category:Educador+

A aplicação das metodologias pode ser importante aliado na aprendizagem

Nas publicações anteriores apresentamos as metodologias ativas e como podem ser aplicadas dentro da aula, ajudando a manter seus alunos ainda mais atentos e ainda tornar o aprendizado um processo mais divertido. 

Agora, vamos apresentar cinco motivos para você inserir essa técnica na sala de aula. 

Confira a parte I das metodologias ativas 

  1. O aluno fica no centro, ele é a razão para aplicar esse método

A metodologia vem justamente para mostrar que o aluno tem voz e que pode pensar, questionar, explicando da maneira mais prática para que ele possa desenvolver diversos aspectos do aprendizado. 

  1. Promove engajamento entre os alunos

Dentro de todos os métodos, a união dos alunos é o ponto principal para desenvolver a metodologia e torná-la eficaz. A reunião em grupo ou em dupla possibilita senso crítico, permite a discussão e aceitação entre todos os participantes, promovendo interação e melhorando a relação deles.

  1. Aproxima professores e alunos para uma relação produtiva

Com as metodologias ativas, o aluno entende e vê em você, educador, uma forma de apoio e compreensão, deixando uma relação mais estreita, com mais troca de conversas, experiências e ideias. 

Veja a parte II das metodologias ativas

  1. Possibilita o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração 

Quando se coloca os alunos na posição de um professor, por meio de um seminário ou por um problema do cotidiano, para que ele precise resolver em aula, a criatividade e a expressão são trabalhadas dentro de sala. 

Com isso, se prepara o aluno para diversas situações do dia a dia que possa vir a enfrentar, dando experiência, domínio e exercitando sempre a colaboração entre pessoas. 

  1. Cria espaços flexíveis em que os alunos escolhem onde e quando aprendem

Com a abertura que você cria com os seus alunos por meio de metodologias ativas, permite que eles escolham onde e quando aprendem determinada lição que foi aplicada, dando uma leveza na relação entre você, educador, e seu aluno, além de promover o pensamento crítico fora da escola. 

Educador, agora é com você! Que tal começar a aplicar as metodologias ativas e nos contar aqui nos comentários um pouco mais sobre a sua experiência? 

Seja um Educador+ e tenha desconto em diversos parceiros, além de muitas dicas como essas e acesso a diversos cursos profissionalizantes!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.