Estimule seu aluno a pensar com metodologias ativas

  • Post category:Educador+

Métodos exclusivos ajudam no aprendizado e a tornar o aluno mais proativo

Diversas áreas do ensino contam com metodologias ativas, que podem auxiliar no processo de aprendizado e estimular o estudante a pensar, interagir e despertar para discussões, indagações e soluções de problemas.

Com o foco no aluno, o educador é um parceiro essencial nessa jornada. Separamos algumas metodologias que você pode aplicar na sala de aula por meio de aplicativos.

Aprendizagem baseada em problemas

O método de aprendizagem consiste, basicamente, em resolver problemas do dia a dia, aplicar o conhecimento para resolvê-los, pensar criticamente e trazer uma reflexão. Para isso, você, educador, pode usar os aplicativos do Teams, ClassRoom ou até mesmo as redes sociais, já que vai trabalhar com a criatividade, pesquisa, comunicação, socialização e habilidades de gestão.

Aprendizagem baseada em projetos

Que tal trazer um projeto para os seus alunos tocarem e transformarem a sua aula em um verdadeiro desafio para eles? Com essa metodologia você, educador, pode promover discussões, identificar problemas e desafios para os alunos possam criar um verdadeiro projeto de solução e que não precise ser a curto prazo.

Assim como a aprendizagem baseada em problemas, a norma em projetos pode contar com a tecnologia como aliada, planilhas do Google ou Excel, grupos reunidos através do Google Meets ou Teams que proporcionam uma melhor organização e proatividade para cada parte do projeto que serão desenvolvidos pelos alunos.

Ensino Híbrido

Muitas instituições já adotaram o modelo de ensino híbrido e, trazer isso para as aulas, é essencial. Blogs, grupos de WhatsApp, ambientes virtuais para acompanhamento de tarefas como o Trello e vídeos são ferramentas disponíveis e que podem contribuir para estimular o aluno a pensar melhor e usar a tecnologia para estudar com fontes diferentes.

Além dessas metodologias, há diversas outras que podemos abordar como o de Design Thinking, que pode ser aplicado em pares e sala de aula invertida.

Quer saber mais sobre metodologias ativas, clique aqui e confira técnicas que podem auxiliar na sala de aula.

Seja um Educador+, tenha descontos de marcas parceiras e receba essas e outras dicas!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.