Evasão escolar: aprenda estratégias para reduzir e como enfrentar

  • Post category:Educador+

Com a pandemia, alguns alunos podem abandonar os estudos e ter o ensino comprometido

A pandemia trouxe diversos desafios para a educação e a evasão escolar é um deles. Além da dificuldade em levar o aprendizado on-line para diversos alunos, neste período de ampliação do presencial, voltamos à atenção para o abandono do ensino por parte do estudante. 

Os educadores e as escolas já estão traçando estratégias para que os alunos continuem frequentando as aulas. É importante que as instituições não se distanciem das necessidades dos estudantes e que acompanhe de perto toda a volta ao presencial. Algumas medidas são essenciais e vamos falar mais sobre isto a seguir. 

Acolha os alunos e o aprendizado

Nas aulas on-line, cada aluno pode ter avançado mais ou menos, e nessa volta ao presencial, eles devem ser acolhidos e compreendidos, afinal, foi um período difícil tanto para você, educador, quanto para eles. 

Mantenha o aluno motivado

Você já se reinventou muito, educador, e será mais um período de aprendizado e teste. Se for possível, mantenha suas aulas engajadas e aposte em ensinos híbridos, que promovam experiências únicas e com vontade de sempre estar presente e motivado.  

Acompanhe o aluno

Dê uma atenção especial para o aluno que você identifique uma possível evasão. Trago-o para perto e faça-o se sentir importante, valorizado.

Faça do aluno o protagonista 

Entenda as suas dificuldades, prepare aulas pensando nele, faça-o entender a importância de ele estar por perto e do quanto ele faz a diferença nas suas aulas, nos resultados. 
Além de todas essas dicas, é importante que você, educador, e as instituições de ensino, façam uma campanha bem ativa de volta às aulas.

Quer receber mais dicas como essa? Assine o Educador+ e receba conteúdos voltados para você, educador!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.