Metodologias ativas: técnicas para usar em sala de aula

  • Post category:Educador+

Métodos exclusivos para deixar seu aluno ainda mais interessado na sua aula

Na última publicação abordamos como as metodologias ativas são importantes na aprendizagem e como ajudam a promover a colaboração dos alunos, estimulando a vontade de participar das aulas e até uma reflexão fora delas. Agora, vamos apresentar três técnicas que o educador pode usar em sala de aula.

Aprendizagem entre pares

Nesta parte da metodologia ativa é importante que haja a integração e troca de conhecimento entre os alunos. Como nas outras metodologias, alguns aplicativos que têm como foco a troca de ideias podem auxiliar neste processo como: Classroom, Yammer, OneDrive, WhatsApp e outras redes sociais.

Por meio da aprendizagem entre pares eles entendem que, quanto mais se ensina, mais se aprende, trazendo a comunicação, a autoconfiança e a responsabilidade de ajudar o outro.

Sala de aula invertida

Ainda pensando na parte de ensinar o outro a aprender, temos a sala de aula invertida como metodologia ativa, que coloca o aluno como o educador para a turma. E, para isso, é importante ceder os materiais das aulas e incentivar os estudantes a criarem uma aula interativa, com conteúdo e que passe o conhecimento necessário.

O principal objetivo é possibilitar que o aluno se sinta responsável por passar aquela matéria de forma correta, além de, é claro, aprender na hora de preparar. Você pode usar o Google Meet para fazer essa reunião com os seus alunos, ou até mesmo dentro das salas de aula.

Design Thinking

A criatividade é o ponto-chave para qualquer aula inovadora, então, que tal passar essa metodologia de design thinking para seus alunos? A principal ideia é mostrar que eles podem pensar criticamente e trazer uma solução nova, passando pelas cinco etapas: descoberta, interpretação, idealização, experimentação e evolução.

Essa metodologia pode ser usada por meio de post-its (no papel mesmo), ou por aplicativos e redes sociais. É importante que, nesta metodologia, nenhuma ideia seja descartada e sim aprimorada.

Quer saber 10 motivos para você usar metodologias ativas em suas aulas? Acompanhe nossas próximas publicações.

Educador+ tem desconto em diversos parceiros, acesso à cooperativa de crédito e recebe muitas dicas!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.