Você já teve um bloqueio criativo?

  • Post category:Educador+

Confira algumas dicas que podem te ajudar.

Sobre o processo criativo:

Criativo – adjetivo

Provido de criatividade. Que se distingue pela aptidão intelectual para criar (diz-se de indivíduo); criador, inovador.

Isso mesmo que você entendeu da etimologia: a criatividade é acima de tudo, ação. É movimentar-se, absorver conteúdos e expor sua perspectiva ao mundo.

Resumidamente, ser criativo é, acima de tudo, uma habilidade condicionada a duas etapas: pensamento e produção. Se você pensa, mas não age, definimos que você seja apenas “imaginativo”, uma pessoa lúdica, que não materializa suas ideias.

Diferente de ser criativo, que é ter a capacidade de externar as ideias, materializar soluções, representar inovações, dar ao mundo soluções funcionais para um problema.

O processo criativo se dá através da prática de alguns hábitos diários, que nos ajudam a estimular a nossa criatividade, nos tornando cada vez mais inovadores. E não se trata apenas de saber cantar ou desenhar, a criatividade está relacionada a nossa capacidade de enxergar soluções para problemas e de explorar ideias.

E não existe receita certeira para estar sempre com a nossa criatividade a mil por hora. O que existe são formas de estimular o processo criativo e a nossa mente precisa ser exercitada para obter melhores resultados. E como fazer isso?

  • Leia de tudo: a leitura é algo capaz de expandir nossos horizontes ajudando no despertar da sua criatividade;
  • Sempre faça algo novo: independentemente do que fizer, o importante é fazer algo novo diariamente, para mente trabalhar sempre com novas realidades e encontrar cada vez mais soluções criativas para os desafios que surgirem;
  • Faça Brainstormings: em grupo ou sozinho, o importante é ter ideias e propor o maior número de experiências possíveis;
  • Estipule metas: para exercer a criatividade, a pessoa deve trabalhar de forma intensa para alcançar os objetivos desejados.

Gostou? Fique ligado. Por aqui teremos sempre muitas outras dicas para você Educador+.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.